sexta-feira, 17 de abril de 2015

Três Assim #1 | Documentários que levantaram Plateias e Arquibancadas

Criado a pouco mais de dois meses, o Rotina Cinemeira vem, ao longo de suas publicações, discutindo o cinema em suas generalidades. Através deste espaço, eternos clássicos vêm sendo redescobertos e explorados; grandes lendas do cinema mundial recebem justas homenagens por suas singulares carreiras; e mostras e festivais (a princípio, só em Belo Horizonte) vão sendo divulgadas para que o público e os leitores tenham um contato e uma relação mais íntima e rotineira com uma das formas de expressão artística mais belas que existem.

Ao longo das postagens, filmes que fazem parte das colunas “Sempre um Clássico” e “Identidade Nacional” são automaticamente recomendados, bem como em todas as colunas da sessão “Memórias”, onde dez filmes da personalidade homenageada sempre são indicados. Entretanto, ainda faltava a este blog um espaço que efetivamente indicasse filmes para aqueles que o acompanham com frequência.

Inaugurada hoje, a coluna “Três Assim” tem a proposta de indicar, todas as sextas-feiras, três filmes para o seu fim de semana. O critério para apreciação é todo seu: assista um por dia, todos de uma vez, apenas um ou dois deles ou, simplesmente, anote essas dicas para poder aproveitá-las num futuro próximo. Os filmes recomendados sempre terão alguma relação (de um mesmo ator/diretor; de um mesmo país; de um mesmo gênero/escola cinematográfica) ou irão abarcar uma temática em comum. Lembro aqui que sugestões para os próximos temas ou agrupamento de filmes serão aceitas com entusiasmo e retransmitidas com carinho!

Geógrafo (pelo menos no papel) e único redator do RotinaCinemeira até agora, confesso que possuo gostos peculiares que fogem um pouco do meu enfado profissional. Além do cinema (grande paixão e motivo primordial para a criação deste espaço), o vício por esportes também é grande, e esse vício é tão gigantesco que no meu período de graduação cogitei escrever um livro com alguns colegas que a princípio seria grotescamente intitulado “A Geografia do Futebol” (ainda espero ter cabeça saudável, paixão futebolística, espírito geográfico e criatividade mais aflorada para escrevê-lo futuramente).

Movido por essas duas grandes paixões, o cinema e o futebol, inauguro enfim esta coluna indicando três documentários que levantaram plateias e arquibancadas por onde foram exibidos. Dois deles destaques absolutos em recentes mostras e festivais, inclusive recebendo importantes prêmios; e um outro que reflete uma outra paixão prolongada, sublimada e adjacente ao futebol: o meu Sport Club Corinthians Paulista!

Observação: a reta final dos Campeonatos Estaduais e o iminente início do Campeonato Brasileiro já no começo do mês de maio também motivaram a escolha do tema que inaugura esta coluna.

Agora, sem mais delongas, confira a lista para este fim de semana:

23 Anos em 7 Segundos (23 Anos em 7 Segundos: O Fim do Jejum Corintiano, Brasil, 2009)

Direção: Di Moretti e Júlio Xavier

Uma grande festa! O grito sufocado de uma “nação” ecoa depois de um sofrimento que parecia interminável. Após o jejum de vinte e três anos pelos quais passou sem conquistar nenhum título importante, o Corinthians venceu o Campeonato Paulista de 1977 derrotando a Ponte Preta na final. A saga histórica da quebra desse tabu é contada através do depoimento de vinte três personalidades (nem tão) ilustres, incluindo jogadores da época e devotos torcedores do clube alvinegro.

Momentos marcantes como o último título do clube em 1954, o fim da freguesia para o Santos em 1968 e a invasão corintiana ao Maracanã na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense dão um toque ainda mais dramático ao filme, que se encerra com os eletrizantes sete segundos do lance do gol do título. A rede do Pacaembu estufada por Basílio é embalada por uma exorcizada narração do saudoso Osmar Santos. Uma história emocionante!

"23 Anos em 7 Segundos: O Fim do Jejum Corintiano" (2009) de Di Moretti e Júlio Xavier - Canal Azul [br]

Bahêa Minha Vida: O Filme (Bahêa Minha Vida: O Filme, Brasil, 2011)

Direção: Marcio Cavalcante

Mais do que um clube de futebol, o Esporte Clube Bahia é um patrimônio cultural do país e tem, representados por alguns (ou todos) torcedores, histórias pessoais de vida que se misturam e complementam a virtuosa trajetória do tricolor baiano desde a sua fundação, em 1931. Glorioso Campeão Brasileiro em 1959 e 1988, o time vem sofrendo nas últimas décadas com constantes rebaixamentos em amargas campanhas nas competições nacionais. Porém, a má fase nunca impediu que sua torcida deixasse de frequentar os estádios chegando, inclusive, a bater recordes e recordes de público entre todas as divisões no ano de 2007, quando estava na Série C.

Loucura e paixão sincera! “Bahêa Minha Vida” é o retrato honesto de uma fervorosa torcida que ama o Bahia e se sente componente vital de um clube que não é abandonado nem em seus piores momentos. Um filme feito com coração e capaz de emocionar qualquer torcedor, seja ele tricolor ou não.

"Bahêa Minha Vida: O Filme" (2011) de Marcio Cavalcante - Movimento Filmes [br]

O Dia do Galo (O Dia do Galo, Brasil, 2014)

Direção: Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes

Com sensibilidade e emoção contagiante, o documentário de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes narra a épica conquista da Copa Libertadores da América pelo Atlético Mineiro. O esconjuro de quarenta e dois anos sem um título de expressão é encerrado em um dia mágico movido por paixão, fé e pelo o famoso “eu acredito! ” entoado pelos torcedores atleticanos  pelas arquibancadas dos estádios de um continente (agora) preto e branco.

Integrante da programação da última edição do CINEfoot em Belo Horizonte, “O Dia do Galo” venceu recentemente o prêmio de Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular na 18ª. Mostra de Cinema de Tiradentes e será um dos prováveis destaques da 20ª. Edição do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” que chegará ao Circuito Cultural Banco do Brasil (CCBB) da capital mineira ainda no final deste mês. Mais uma grande chance para conferir este grande filme!

"O Dia do Galo" (2014) de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes - Alicate [br] | Nitro Imagens [br]

É ISSO... BOM FIM DE SEMANA E BOAS SESSÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário