terça-feira, 14 de abril de 2015

“Com os Punhos Cerrados” de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti é destaque do Projeto “Cinema em Transe” nesta terça no Sesc Palladium | Rotina em Belo Horizonte

Dando continuidade ao prélio cultural de expandir o original, vigoroso e inventivo Cinema Nacional, o Projeto “Cinema em Transe” exibe hoje, às 20:00, na Sala Professor José Tavares de Barros do Sesc Palladium, o longa “Com os Punhos Cerrados” de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti. Impulsionado pelo alvoroço social de amplidão contestadora que toma conta do Brasil desde 2013, o filme produzido pela vivaz Alumbramento Filmes ganha contornos especiais ao retratar de maneira eficaz a crescente dissonância política observada no país.

O grito de liberdade que deflagra uma crescente insatisfação com o Estado faz com que os amigos Eugenio, Joaquim e João planejem, através de uma rádio pirata, uma revolução anarquista que pregue a arte e o protesto contra o modelo de sociedade atual. A irrupção das ondas radiofônicas permite que frequências das emissoras mais tradicionais de Fortaleza sejam inundadas por músicas, poesias e citações que provocam e atacam integralmente as classes mais abastadas.

O enorme desejo de afirmação perante o mundo faz com que esse grupo de vozes eloquentes seja, em uma determinada noite, visto camuflado pelas ruas da cidade praticando ações que afrontam de maneira direta as peculiares bases de um sistema burguês capitalista causando desconforto aos poderosos. Na tentativa paranoica de capturar os jovens vemos um conservador e influente empresário que está disposto a fazer qualquer coisa para acabar de maneira definitiva com a amotinada rádio. E, em meio ao clima de tensão e risco iminente, surge Salomé, uma bela e misteriosa ouvinte da rádio que pretende mudar o destino de todos ao se unir a Eugenio, Joaquim e João nessa revolução.

“Com os Punhos Cerrados” já possui carreira expressiva no circuito nacional e internacional sendo o grande vencedor nas categorias de Melhor Filme dos festivais Cine//B do Chile e TRANSCINEMA Festival Internacional de No-ficción do Peru. Recentemente o filme também foi laureado como o melhor longa em competição no Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal, e conquistou o Prêmio de Júri Popular do CINE UNDER Recife, na capital pernambucana.

"Com os Punhos Cerrados" (2014) de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti - Alumbramento Filmes [br]

Integrante do elenco, o ator e poeta Uirá dos Reis estará presente na sala ao final da projeção para participar de uma leitura de poemas e para debater sobre o filme. Em março do ano passado Uirá, que também é diretor de cinema, esteve presente em uma das exibições do Projeto “Cinema em Transe”. Ele veio à Belo Horizonte para comentar o deleitável “Doce Amianto” (2013) que dirigiu em parceria com o amigo Guto Parente.

Criado em janeiro de 2013 com o intuito de promover o Cinema Nacional, o Projeto “Cinema em Transe” se transformou em um importante veículo para a disseminação de produções lançadas recentemente e que obtiveram destaque significativo em festivais de cinema pelo Brasil e pelo mundo. Ao longo desses últimos dois anos, as ações do projeto contribuíram muito para a divulgação e difusão do cinema produzido no país, explorando vários temas e possibilitando um contato maior do público com importantes obras da nossa cinematografia, por vezes raras e de difícil acesso.

Ressalvando o enorme valor cultural do projeto, vale lembrar que as exibições no Sesc Palladium são quinzenais e em sessão única. Dessa forma, se a divulgação desses filmes não for feita permanentemente, muitos deles continuarão enfrentando grandes dificuldades para se lançarem no circuito comercial. Alguns desses excelentes filmes, por exemplo, são inéditos em Belo Horizonte e, lamentavelmente, terão pouco ou nenhum destaque nas salas de cinema da cidade. Confira, então, as produções já exibidas pelo projeto em 2015 com o link para os respectivos artigos e ajudem a divulgá-los:


Viva o Cineclubismo e viva o Cinema Nacional!


Observação: a entrada para a sessão de “Com os Punhos Cerrados” esta noite é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria do Sesc Palladium duas horas antes da sessão. O espaço está sujeito a lotação.

A Sala Professor José Tavares de Barros está localizada no Sesc Palladium, na Avenida Augusto de Lima 420, centro de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário