segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Memórias #13 | Wes Craven (1939 - 2015)

Responsável por colocar nas telas dos cinemas todos os nossos piores e maiores pesadelos, o cineasta, produtor e roteirista Wes Craven teve a sua morte anunciada pela família no final da noite deste último domingo, dia 30, em Los Angeles. Natural de Cleveland, Craven tinha 76 anos e travava, há algum tempo, uma batalha complicada contra um câncer no cérebro.

Constantemente creditado como o reinventor dos filmes de terror adolescentes, Wes Craven obteve grandes elogios e reconhecimento já em seus primeiros trabalhos como diretor na cena independente dos Estados Unidos com o amedrontador e controverso “Aniversário Macabro” (1972), e com o fabuloso “Quadrilha de Sádicos” (1977). Entretanto, o sucesso foi alcançado com a idealização tanto de “A Hora do Pesadelo” quanto “Pânico”, duas da maiores e mais bem-sucedidas franquias do chamado “terror teen”.

Com toda certeza, Wes Craven deixou um grande número de crianças e pré-adolescentes (que assistiam aos seus filmes escondidos) sem conseguirem fechar os olhos durante algumas noites pelos meados da década de 80. Curiosamente, o diretor teve uma de suas principais crias inspiradas por traumas de sua própria infância. O funesto e medonho Freddy Krueger, que surge apavorante em “A Hora do Pesadelo” (1984), foi inspirado em um maltrapilho e desfigurado morador de rua que vagueava próximo à casa do ainda pequeno Wes. Casa essa localizada próxima a um cemitério da rua Elm, nos subúrbios de Cleveland (daí a “Elm Street” do título original do filme).

O diretor Wes Craven (1939 - 2015) - Getty Images

Wes Craven ainda roteirizou mais quatro continuações menores para a história, produzidas e lançadas em sequência entre os anos de 1985 e 1989, todas com diretores diferentes. Krueger voltou a aterrorizar os espectadores na década de 90, em “A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy” (1991) de Rachel Talalay, e em “O Novo Pesadelo: A Volta de Freddy Krueger” (1994) com Craven finalmente reassumindo a direção da franquia.

Assim como Freddy, o diretor também é o pai de Ghostface, ícone e estrela antagônica daquele que viria a ser o seu mais novo sucesso de bilheteria. “Pânico” (1996) repaginou os gêneros de terror e horror traduzindo-os para os dramas reais da contemporaneidade, além de ter possibilitado que Wes Craven brincasse com os próprios clichês e convenções dos filmes que o tornaram famoso. A franquia seguiu com uma sequência imediata, “Pânico 2” (1997), e uma mais vindoura, “Pânico 3” (2000).

O último filme de Wes Craven como diretor foi, inclusive, “Pânico 4” (2011). Contudo, ele ainda estava trabalhando como consultor e produtor executivo da série de televisão “Pânico”, produzida pela MTV, inspirada integralmente em seus quatro longas e que está com a sua primeira temporada sendo exibida nos Estados Unidos.

Apesar de alguns deslizes, como “Amaldiçoados” (2005) e “A Sétima Alma” (2010), Wes Craven possuía uma mente inegavelmente brilhante, pois primava pelo entretenimento sem deixar de lado o sadismo e o realismo brutal que permeavam as suas narrativas e definiam as características principais de suas personagens. O imaginário criativo e fantasmagórico do diretor certamente fará falta em um cenário carente de boas produções do gênero que o consagrou como um dos maiores.

Que agora descanse em paz... (1939 - 2015)

Dez filmes dirigidos por Wes Craven que indico (em ordem de predileção):

01 - Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, Estados Unidos, 1977)

02 - Pânico (Scream, Estados Unidos, 1996)

03 - Aniversário Macabro (The Last House on the Left, Estados Unidos, 1972)

04 - A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, Estados Unidos, 1984)

05 - O Monstro do Pântano (Swamp Thing, Estados Unidos, 1982)

06 - A Maldição dos Mortos-Vivos (The Serpent and the Rainbow, Estados Unidos, 1988)

07 - Pânico 2 (Scream 2, Estados Unidos, 1997)

08 - Música do Coração (Music of the Heart, Estados Unidos, 1999)

09 - As Criaturas Atrás das Paredes (The People Under the Stairs, Estados Unidos, 1991)

10 - Um Vampiro no Brooklyn (Vampire in Brooklyn, Estados Unidos, 1995) (:-P)

"Scream" (1996) de Wes Craven - Dimension Films [us] | Woods Entertainment [us]

Nenhum comentário:

Postar um comentário