segunda-feira, 1 de junho de 2015

Memórias #9 | Betsy Palmer (1926 - 2015)

Betsy Palmer, a atriz de beleza clássica que encantou grande público na TV, na Broadway e no Cinema e que, décadas mais tarde, se transformou em insígnia dos “slasher movies” como a Senhora Voorhees de “Sexta-Feira 13” (1980), morreu na última sexta-feira (29 de maio), aos 88 anos, de causas naturais em Danbury, Connecticut.

Betsy Palmer começou sua carreira na televisão no início dos anos 50, participou de séries importantes como “Danger”, “Inner Sanctum” e “The Web” e ainda foi jurada regular do popular game show “I’ve Got a Secret” que ficou no ar nos Estados Unidos por quase quinze anos. Teve sua estreia no cinema em 1955 no filme “Death Tide” de Victor Komow.

No mesmo ano, a atriz participou (com papéis secundários) de três grandes produções hollywoodianas: “A Paixão de uma Vida” (1955) de John Ford, com Tyrone Power e Maureen O’Hara; “Os Amores Secretos de Eva” (1955) de Ranald MacDougall, com Joan Crawford e Barry Sullivan; e “Mister Roberts” de John Ford e Mervyn LeRoy, talvez o filme mais célebre do qual tenha participado. Neste espetacular drama de guerra, Betsy interpreta a Oficial Ann Girard e divide a cena com as lendas Henry Fonda, James Cagney, William Powell e Jack Lemmon.

Com atuações maduras e vigorosas, Betsy Palmer figurou como uma atriz coadjuvante de futuro promissor e chegou a coestrelar, em 1957, o western “O Homem dos Olhos Frios”, clássico do diretor Anthony Mann com Henry Fonda e Anthony Perkins.

Betsy Palmer com Henry Fonda em "The Tin Star" (1957) de Anthony Mann - Perlsea Company [us]

A sobriedade e o talento para desempenhar papéis menores com retidão fizeram com que Betsy Palmer se enveredasse para uma carreira mais discreta na televisão, participando de outras inúmeras séries, telefilmes, e até mesmo se arriscando como repórter no noticiário diário “Today” da NBC. Entretanto, foi a explosão de perversidade em tela que fez da atriz uma das figuras mais reverenciadas da cultura pop e um ícone do cinema altamente moderno, dinâmico, produtivo e lucrativo que despontava nos Estados Unidos no início da década de 80.

Ao aceitar o papel de Pamela Voorhees, a desequilibrada mãe do vingativo assassino Jason em “Sexta-Feira 13” (1980) e sua continuação, “Sexta-Feira 13 - Parte 2” (1981), Betsy Palmer assumiu que estava colocando “a sua conta em risco”. O convite era incomum, afinal a atriz estava há mais de 20 anos sem atuar no cinema, e, além disso, Betsy achava o roteiro do filme sofrível, chegando a afirmar que ninguém jamais iria assistir ou se lembrar deste trabalho e que estava engajada no projeto simplesmente para conseguir dinheiro para comprar um carro novo.

Com o passar dos anos e com o status cult que a franquia de “Sexta-Feira 13” foi conquistando (pelo menos em suas primeiras sequências) a atriz valorizou e, aparentemente, abraçou o papel de Senhora Voorhees, considerando-o como o principal de sua carreira e aquele que a fez ser eternizada entre os grandes fãs de cinema, principalmente os amantes dos emblemáticos filmes de terror dos anos 80. Fica aqui, portanto, a nossa homenagem.

Descanse em paz... (1926 - 2015)

Dez filmes com Betsy Palmer que indico (em ordem de predileção):

01 - Mister Roberts (1955) - de John Ford e Mervyn LeRoy

02 - O Homem dos Olhos Frios (1957) - Anthony Mann

03 - A Paixão de uma Vida (1955) - de John Ford

04 - Os Amores Secretos de Eva (1955) - de Ranald MacDougall

05 - Rebeldia de um Bravo (1959) - de Daniel Mann

06 - Sexta-Feira 13 (1980) - de Sean S. Cunningham

07 - Bell Witch: The Movie (2007) - de Shane Marr

08 - Penny Dreadful (2005) - de Bryan Norton

09 - Fear 2 - Uma Noite de Halloween (1999) - de Chris Angel

10 - Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981) - de Steve Miner

Betsy Palmer em "Friday the 13th" (1980) de Sean S. Cunningham
Paramount Pictures [us] | Warner Bros. [us] | Georgetown Productions Inc. | Sean S. Cunningham Films [us]

Nenhum comentário:

Postar um comentário