terça-feira, 2 de junho de 2015

Cine Sesc Palladium exibe a partir desta terça a Mostra “David Lynch - O Lado Sombrio da Alma” | Rotina em Belo Horizonte

A criatividade plasticamente estranha de um dos diretores de estilo cinematográfico mais peculiar da contemporaneidade ocupa a programação do “Projeto Cine Sesc” em todo o mês de junho. Estendendo-se até o dia 28, inicia-se hoje, as 16:00, no Sesc Palladium em Belo Horizonte, a Mostra “David Lynch - O Lado Sombrio da Alma”. Ao todo serão exibidos, na Sala Professor José Tavares de Barros, quarenta e dois trabalhos produzidos, dirigidos ou apenas atuados por Lynch. Não se trata de uma retrospectiva integral, mas o material é vasto, incluindo, por exemplo, todos os longas-metragens do abstrato e místico cineasta estadunidense.

Artista em várias plataformas além do cinema (artes plásticas, visuais, literatura, música), Lynch extrapola o onirismo, recheando as suas obras de desejos fantasiosos minuciosamente entrecortados por desenhos sonoros que ajudam a compor um “caos organizado” que conduz todas as situações ou tramas representadas. O cineasta ainda é um dos poucos na história do cinema a receber uma alcunha própria que define a sua atitude atrás das câmeras e a assinatura poderosa em filmes cultuados por inúmeros fãs ao redor do mundo. Tudo aquilo que é “lynchiano” tem a sua firma ou foi influenciado por ele. Diretores como o chileno Alejandro Amenábar, o casal francês Bruno Forzani e Hélène Cattet e o compatriota menos sonhador e mais realista Darren Aronofsky empregam em seus filmes nítidos e preponderantes elementos do cinema realizado por Lynch.

Polêmico, o diretor possui em seu vasto currículo obras cinematográficas vigorosas que sempre procuraram perturbar e desvairar o seu público, sendo que a sua criatividade ainda perpassa pelo surrealismo abusando de elementos bizarros ou violentos para exemplificar aquilo que é simples e rotineiro. O trabalho mais importante de David Lynch talvez seja “O Homem Elefante” (1980) que mescla com perfeição a incredulidade na raça humana com as belezas e os mistérios que a vida ainda tem para nos oferecer. Um dos mais “modernos” filmes já realizados (que integra o programa da Mostra) acompanham o drama de uma horripilante, porém gentil aberração de circo (maltratada e humilhada pelo seu dono) que, apesar de sua aparência bestial, brada para afirmar sua humanidade ganhando a atenção e a simpatia de “amigos” e derrubando algumas barreiras construídas pela ignorância dos homens.

Todos os filmes realizados por David Lynch têm muito disso: um lado sombrio de uma alma que acaba explicando a nossa essência primitiva e historicamente conturbada, afinal, o próprio diretor diz que “a vida é muito, muito confusa, e por isso os filmes devem ser autorizados a ser também”.

O diretor David Lynch em "Pretty as a Picture: The Art of David Lynch" (1997) de Toby Keller - Divulgação

Não são só dos filmes dirigidos por David Lynch que a Mostra está composta. Alguns documentários que contam a história de vida e a trajetória profissional do diretor complementam e enriquecem o evento. “Ruth, Roses and Revolver” (1987) de Helen Gallacher e “Scene by Scene - David Lynch” (1999) de Mark Cousins são duas produções da rede de televisão britânica BBC que fornecem uma leitura introspectiva sobre a inventividade, sobre as influências e sobre a visão que David Lynch tem do mundo. Já no documentário nacional “Transcendendo Lynch” (2011), os diretores Marcos Andrade e Júlia Martins mostram a visita que o cineasta fez ao Brasil para o lançamento de um de seus livros e onde, em conversa, defende que a prática da meditação transcendental é a única forma de trazer o bem-estar para a humanidade, principalmente em países e regiões violentas e socialmente instáveis.

Em “Pretty as a Picture: The Art of David Lynch” (1997) de Toby Keeler (imagem acima) observamos todo o processo criativo de Lynch durante as filmagens de “A Estrada Perdida” (1997). O filme é composto por entrevistas com o elenco e a equipe de produção do filme, além de uma colagem com cenas de outros trabalhos, quadros e imagens dos primeiros curtas-metragens realizados no início da carreira do diretor, curtas esses que poderão ser conferidos em sessões de “The Short Films of David Lynch” (2002) e “Dynamic 01: The Best of DavidLynch.com” (2007).

David Lynch ainda terá parte do seu trabalho como produtor executivo revisado com a apresentação de algumas séries criadas por ele para a televisão dos Estados Unidos. Títulos como “On the Air” (1992), “Hotel Room” (1993) e “Dumbland” (2002) serão exibidos na íntegra. Além disso, o episódio piloto de “Twin Peaks” (1990) terá duas mostras especiais seguido pelo filme “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992) que foi originado a partir do sucesso da série. Filmes de outros diretores que também tiveram Lynch como produtor terão espaço garantido na Mostra, com destaque para o documentário “Crumb” (1994) de Terry Zwigoff, e os suspenses “Encaixotando Helena” e “Sob Controle” (2008), ambos dirigidos pela sua filha Jennifer Chambers Lynch.

Ainda no dia 18 de junho, as 19:00, o jornalista e publicitário Mário Abbade, curador da Mostra, participará de um debate sobre a obra de Lynch. Para ficar por dentro da programação, basta conferir as informações do evento que estão disponíveis no site do Sesc Palladium (sescmg.com.br/sescpalladium), ou acessá-las diretamente pelo link "David Lynch - O Lado Sombrio da Alma"

Lembrando que a entrada para as sessões é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria do Sesc duas horas antes de cada exibição. O espaço está sujeito a lotação. Observação: a casa não funciona às segundas-feiras.

A Sala Professor José Tavares de Barros está localizada no Sesc Palladium, na Avenida Augusto de Lima 420, centro de Belo Horizonte.

Com base nessa diversificada programação, o Rotina Cinemeira selecionou um trabalho de cada década do cineasta David Lynch e agora indica quatro singulares filmes que não podemos deixar de conferir neste mês. Veja agora, alguns dos títulos imperdíveis que estarão em cartaz:

Eraserhead (Eraserhead, Estados Unidos, 1977)

Direção: David Lynch

Henry Spencer (Jack Nance) é um comedido operário que tenta sobreviver ao estuporado ambiente industrial de sua cidade, um local arruinado e desabitado que o sufoca e o faz se sentir uma engrenagem fora do eixo. De férias, Henry também passa por momentos difíceis em casa, pois se viu obrigado a casar com Mary X (Charlotte Stewart), uma antiga namorada que diz estar esperando um filho seu e que agora vive junto dele.

Entretanto, Mary afirma que “ainda é incerto que seja um bebê”, deixando Henry ainda mais confuso. A criança nasce uma aberração, um ser mutante com feições reptilianas que produz estranhos sons e gritos insuportáveis capazes de irritar e levar a sua própria mãe à loucura. Mary abandona o filho recém-nascido com Henry, que agora terá a espinhosa tarefa de cuidar de sua pequena “criatura” sozinho.

"Eraserhead" (1977) de David Lynch - American Film Institute (AFI) [us] | Libra Films [us]

Veludo Azul (Blue Velvet, Estados Unidos, 1986)

Direção: David Lynch

O inocente universitário Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) retorna à sua cidade natal, a pequena e pacata Lumberton, e percebe que a vida por lá não continua tão sossegada como nos tempos de outrora. A descoberta de uma orelha humana decepada e infestada de formigas no jardim de casa leva o jovem a, de uma maneira pungente e instintiva, iniciar uma tentadora investigação carregada de mistério, sedução e erotismo.

Com a ajuda da filha do investigador da cidade, Sandy Williams (Laura Dern), Jeffrey tenta encontrar a solução para o enigma e acaba se envolvendo com a perturbada cantora de boate Dorothy Vallens (Isabella Rossellini), que por sua vez é maltratada pelo sádico e perverso Frank Booth (Dennis Hopper). Frank é um viciado que, supostamente, faz parte de um grupo de criminosos psicopatas que sequestraram o marido e o filho de Dorothy. Aos poucos, Jeffrey passa a se envolver de uma maneira cada vez mais perigosa com a depravada existência desse par incomum.

"Blue Velvet" (1986) de David Lynch - De Laurentiis Entertainment Group (DEG) [us]

Uma História Real (The Straight Story, França | Reino Unido | Estados Unidos, 1999)

Direção: David Lynch

Quando se encontra perturbado pela notícia da doença que está prestes a tirar a vida do irmão Lyle (Harry Dean Stanton), Alvin Straight (Richard Farnsworth) decide largar a tranquilidade de sua vida na pequena cidade de Laurens, em Iowa rumo a Mr. Zion, no Wisconsin para visitá-lo. Centenas de milhas separam os dois irmãos que já não conversam há muito tempo, mas, disposto a colocar as diferenças de lado, Alvin se lança na estrada guiando o único meio de transporte do qual dispõe: um velho trator aparador de grama.

Durante o percurso, Alvin encara obstáculos e enfrenta todos os tipos de adversidades para concretizar o seu grande desejo. Além disso, ele encontra diversos personagens que farão de sua viagem uma verdadeira jornada sentimental que mistura sabedoria e autoconhecimento. A determinação e coragem de Alvin Straight para vencer o orgulho ferido em busca de uma possível reconciliação com Lyle nos desarma pela simplicidade, evidenciando todo esplendor da natureza humana que ainda conserva na sua mais profunda intimidade o divino poder do perdão.

"The Straight Story" (1999) de David Lynch - Walt Disney Pictures [us] | Canal+ [fr] | Channel Four Films [gb]
Asymmetrical Productions [us] | CiBy 2000 [fr] | Les Films Alain Sarde [fr] | StudioCanal [fr] | The Picture Factory

Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., França | Estados Unidos, 2001)

Direção: David Lynch

Um quebra-cabeças aparentemente ilógico que envolve diversos personagens se configura a partir de um acidente automobilístico em uma das curvas da estrada Mulholland Drive, em Los Angeles. Rita (Laura Harring) escapa ilesa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). Rita passa a morar em um apartamento neste mesmo prédio junto com Betty (Naomi Watts), uma aspirante atriz recém-chegada à Hollywood que agora faz de tudo para ajudar a nova amiga a redescobrir sua identidade.

Em outra parte da cidade e após ser espancado pelo amante da esposa, o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux) é roubado pelos infaustos irmãos Luigi e Vicenzo Castigliane (Angelo Badalamenti e Dan Hedaya). Ao se encontrarem e se complementarem nessa complexa trama que evidencia um jogo brutal pela busca pistas e respostas em uma Los Angeles dividida entre o sonho e a realidade, observamos Lynch trabalhar com sutileza a personalidade de suas personagens e questionar os limites da contraditória identidade dos seres humanos.

"Mulholland Dr." (2001) de David Lynch
The Picture Factory | Les Films Alain Sarde [fr] | Asymmetrical Productions [us] | Babbo Inc. | Canal+ [fr]

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