sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cine Humberto Mauro exibe a partir desta sexta a Mostra “O Fascínio do Medo: Terror Anos 70” | Rotina em Belo Horizonte

Tem início hoje, no Cine Humberto Mauro em Belo Horizonte, a Mostra “O Fascínio do Medo: Terror Anos 70”. Ao todo serão exibidos, até o dia 5 de março, 20 filmes que contribuíram efetivamente para a afirmação do terror como cinema de gênero.

Todas as produções foram realizadas ao longo da década de 70, momento em que o cinema passava por uma de suas mais importantes transformações. Tomados por uma crise moral e ética e pela insegurança sociopolítica da época, um grupo de jovens de cineastas acabou imprimindo a obscura temática do medo e do horror de se viver em sociedade em obras inventivas e autorais.

"Halloween" (1978) - Falcon International Productions [us]

O programa é variado. Perpassa por megaproduções aclamadas como “Tubarão” (1975) de Steven Spielberg e “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979) de Ridley Scott; por filmes que promovem uma estética diferenciada quebrando o tradicionalismo em comédias como “O Abominável Dr. Phibes” (1971) de Robert Fuest e “The Rocky Horror Picture Show” (1975) de Jim Sharman; além do clássico europeu do período, “Suspiria” (1977) do diretor italiano Dario Argento.

De maneira proposital (ou não) a abertura da Mostra acontece em uma sexta-feira 13, e a programação é muito especial. Serão exibidos os clássicos do gênero “O Despertar dos Mortos” (1978) de George A. Romero, “O Exorcista” (1973) de William Friedkin e “Halloween - A Noite do Terror” (1978) de John Carpenter.

Para o dia 21 de fevereiro, outra proposta especial apresentará três longas de um mesmo diretor. Um dos cineastas mais importantes da chamada “Nova Hollywood”, Brian De Palma também soube flertar muito bem com o gênero do terror, sobretudo pela inegável influência do cinema de Alfred Hitchcock no seu estilo de filmagem. “Trágica Obsessão” (1976), “Irmãs Diabólicas” (1973) e o clássico “Carrie, a Estranha” (1976) são os filmes selecionados para a data.

A programação completa está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado (fcs.mg.gov.br) ou pode ser acessada diretamente pelo link "O Fascínio do Medo: Terror Anos 70"

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes de cada sessão.

O Cine Humberto Mauro está localizado no Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena 1537, centro de Belo Horizonte.

O Rotina Cinemeira selecionou e agora indica quatro filmes imperdíveis na Mostra, confira:

Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs, Estados Unidos | Reino Unido, 1971)
Direção: Sam Peckinpah

David Sumner (Dustin Hoffman) é um matemático estadunidense que se muda para o interior da Escócia, cidade natal de sua esposa Amy (Susan George). Sereno e pacífico, David desejava estar em um lugar de clima tranquilo para terminar de escrever seu livro e desenvolver suas pesquisas. Entretanto, o casal acaba encontrando um ambiente adverso, com uma vizinhança irracional movida pela selvageria. Compelido pela insegurança, o matemático é forçado a reagir com espírito de vingança para conseguir sobreviver.

Frenesi (Frenzy, Reino Unido, 1972)
Direção: Alfred Hitchcock

Um maníaco sexual deixa a polícia de Londres em sinal alerta. Conhecido como “Assassino da Gravata”, o criminoso comete uma série de assassinatos estrangulando as suas vítimas após estuprá-las. As investigações acabam ligando as mortes a Richard Ian Blaney (Jon Finch), um amargurado veterano de guerra da Força Aérea Britânica. Com o objetivo de encontrar o verdadeiro culpado, Blaney se esquiva do encalço da lei fazendo de tudo para provar a sua inocência nesse tenso jogo de perseguição.

"Frenzy" (1972) - Universal Pictures Presents [us]

Amargo Pesadelo (Deliverance, Estados Unidos, 1972)
Direção: John Boorman

O Rio Cahulawassee está prestes a ser inundado para ser transformado em uma grande represa. Com o intuito de vê-lo pela última vez, Lewis Medlock (Burt Reynolds) convence os seus amigos a partirem para uma arriscada aventura, promovendo a descida de suas corredeiras. Apesar de alertados pelos moradores da região sobre os perigos da correnteza, o grupo segue viagem, mas acaba submergido pela atmosfera aterrorizante da região.

O Inquilino (Le Locataire, França, 1976)
Direção: Roman Polanski

Trelkovsky (Roman Polanski) é um polonês que está de mudança para a França. Ele aluga um apartamento em um estranho edifício residencial e, imediatamente, passa a ser observado com indiferença e desconfiança pelos seus vizinhos. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a inquilina anterior, tinha acabado de cometer suicídio no próprio apartamento. Obcecado pela história e tomado pela angústia, o novo locatário embarca em um intenso delírio psicológico ao tentar investigar a morte da garota.

"Le Locataire" (1976) - Marianne Productions [fr]

Nenhum comentário:

Postar um comentário