A criatividade plasticamente estranha de um dos diretores
de estilo cinematográfico mais peculiar da contemporaneidade ocupa a
programação do “Projeto Cine Sesc” em todo o mês de junho. Estendendo-se até o
dia 28, inicia-se hoje, as 16:00, no Sesc Palladium em Belo Horizonte, a Mostra “David Lynch - O Lado Sombrio da Alma”.
Ao todo serão exibidos, na Sala Professor José Tavares de Barros, quarenta e
dois trabalhos produzidos, dirigidos ou apenas atuados por Lynch. Não se trata
de uma retrospectiva integral, mas o material é vasto, incluindo, por exemplo,
todos os longas-metragens do abstrato e místico cineasta estadunidense.
Artista em várias plataformas além do cinema (artes plásticas,
visuais, literatura, música), Lynch extrapola o onirismo, recheando as suas
obras de desejos fantasiosos minuciosamente entrecortados por desenhos sonoros
que ajudam a compor um “caos organizado” que conduz todas as situações ou
tramas representadas. O cineasta ainda é um dos poucos na história do cinema a
receber uma alcunha própria que define a sua atitude atrás das câmeras e a assinatura
poderosa em filmes cultuados por inúmeros fãs ao redor do mundo. Tudo aquilo
que é “lynchiano” tem a sua firma ou foi
influenciado por ele. Diretores como o chileno Alejandro Amenábar, o casal francês
Bruno Forzani e Hélène Cattet e o compatriota menos sonhador e mais realista Darren
Aronofsky empregam em seus filmes nítidos e preponderantes elementos do cinema realizado
por Lynch.
Polêmico, o diretor possui em seu vasto currículo obras
cinematográficas vigorosas que sempre procuraram perturbar e desvairar o seu
público, sendo que a sua criatividade ainda perpassa pelo surrealismo abusando
de elementos bizarros ou violentos para exemplificar aquilo que é simples e rotineiro.
O trabalho mais importante de David Lynch talvez seja “O Homem Elefante” (1980) que mescla com perfeição a incredulidade
na raça humana com as belezas e os mistérios que a vida ainda tem para nos
oferecer. Um dos mais “modernos” filmes já realizados (que integra o programa
da Mostra) acompanham o drama de uma horripilante, porém gentil aberração de
circo (maltratada e humilhada pelo seu dono) que, apesar de sua aparência
bestial, brada para afirmar sua humanidade ganhando a atenção e a simpatia de “amigos”
e derrubando algumas barreiras construídas pela ignorância dos homens.
Todos os filmes realizados por David Lynch têm muito
disso: um lado sombrio de uma alma que acaba explicando a nossa essência primitiva
e historicamente conturbada, afinal, o próprio diretor diz que “a vida é muito,
muito confusa, e por isso os filmes devem ser autorizados a ser também”.
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O diretor David Lynch em "Pretty as a Picture: The Art of David Lynch" (1997) de Toby Keller - Divulgação |
Não são só dos filmes dirigidos por David Lynch que a
Mostra está composta. Alguns documentários que contam a história de vida e a trajetória
profissional do diretor complementam e enriquecem o evento. “Ruth, Roses and Revolver” (1987) de
Helen Gallacher e “Scene by Scene - David
Lynch” (1999) de Mark Cousins são duas produções da rede de televisão
britânica BBC que fornecem uma leitura introspectiva sobre a inventividade,
sobre as influências e sobre a visão que David Lynch tem do mundo. Já no
documentário nacional “Transcendendo
Lynch” (2011), os diretores Marcos Andrade e Júlia Martins mostram a visita
que o cineasta fez ao Brasil para o lançamento de um de seus livros e onde, em
conversa, defende que a prática da meditação transcendental é a única forma de
trazer o bem-estar para a humanidade, principalmente em países e regiões
violentas e socialmente instáveis.
Em “Pretty as a
Picture: The Art of David Lynch” (1997) de Toby Keeler (imagem acima)
observamos todo o processo criativo de Lynch durante as filmagens de “A Estrada Perdida” (1997). O filme é composto
por entrevistas com o elenco e a equipe de produção do filme, além de uma
colagem com cenas de outros trabalhos, quadros e imagens dos primeiros
curtas-metragens realizados no início da carreira do diretor, curtas esses que
poderão ser conferidos em sessões de “The
Short Films of David Lynch” (2002) e “Dynamic
01: The Best of DavidLynch.com” (2007).
David Lynch ainda terá parte do seu trabalho como
produtor executivo revisado com a apresentação de algumas séries criadas por
ele para a televisão dos Estados Unidos. Títulos como “On the Air” (1992), “Hotel
Room” (1993) e “Dumbland” (2002)
serão exibidos na íntegra. Além disso, o episódio piloto de “Twin Peaks” (1990) terá duas mostras
especiais seguido pelo filme “Twin Peaks:
Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992) que foi originado a partir do
sucesso da série. Filmes de outros diretores que também tiveram Lynch como
produtor terão espaço garantido na Mostra, com destaque para o documentário “Crumb” (1994) de Terry Zwigoff, e os
suspenses “Encaixotando Helena” e “Sob Controle” (2008), ambos dirigidos
pela sua filha Jennifer Chambers Lynch.
Ainda no dia 18 de junho, as 19:00, o jornalista e
publicitário Mário Abbade, curador da Mostra, participará de um debate sobre a
obra de Lynch. Para ficar por dentro da programação, basta conferir as
informações do evento que estão disponíveis no site do Sesc Palladium
(sescmg.com.br/sescpalladium), ou acessá-las diretamente pelo link "David Lynch - O Lado Sombrio da Alma"
Lembrando que a entrada para as sessões é gratuita, mas é
necessário retirar os ingressos na bilheteria do Sesc duas horas antes de cada
exibição. O espaço está sujeito a lotação. Observação:
a casa não funciona às segundas-feiras.
A Sala Professor José Tavares de Barros está localizada
no Sesc Palladium, na Avenida Augusto de Lima 420, centro de Belo Horizonte.
Com base nessa diversificada programação, o Rotina
Cinemeira selecionou um trabalho de cada década do cineasta David Lynch
e agora indica quatro singulares filmes que não podemos deixar de conferir neste
mês. Veja agora, alguns dos títulos imperdíveis que estarão em cartaz:
Eraserhead (Eraserhead, Estados Unidos, 1977)
Direção: David Lynch
Henry Spencer (Jack Nance) é um comedido operário que
tenta sobreviver ao estuporado ambiente industrial de sua cidade, um local
arruinado e desabitado que o sufoca e o faz se sentir uma engrenagem fora do
eixo. De férias, Henry também passa por momentos difíceis em casa, pois se viu
obrigado a casar com Mary X (Charlotte Stewart), uma antiga namorada que diz
estar esperando um filho seu e que agora vive junto dele.
Entretanto, Mary afirma que “ainda é incerto que seja um
bebê”, deixando Henry ainda mais confuso. A criança nasce uma aberração, um ser
mutante com feições reptilianas que produz estranhos sons e gritos
insuportáveis capazes de irritar e levar a sua própria mãe à loucura. Mary
abandona o filho recém-nascido com Henry, que agora terá a espinhosa tarefa de
cuidar de sua pequena “criatura” sozinho.
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"Eraserhead" (1977) de David Lynch - American Film Institute (AFI) [us] | Libra Films [us] |
Veludo Azul (Blue Velvet, Estados Unidos, 1986)
Direção: David Lynch
Direção: David Lynch
O inocente universitário Jeffrey Beaumont (Kyle
MacLachlan) retorna à sua cidade natal, a pequena e pacata Lumberton, e percebe
que a vida por lá não continua tão sossegada como nos tempos de outrora. A
descoberta de uma orelha humana decepada e infestada de formigas no jardim de
casa leva o jovem a, de uma maneira pungente e instintiva, iniciar uma tentadora
investigação carregada de mistério, sedução e erotismo.
Com a ajuda da filha do investigador da cidade, Sandy
Williams (Laura Dern), Jeffrey tenta encontrar a solução para o enigma e acaba
se envolvendo com a perturbada cantora de boate Dorothy Vallens (Isabella
Rossellini), que por sua vez é maltratada pelo sádico e perverso Frank Booth
(Dennis Hopper). Frank é um viciado que, supostamente, faz parte de um grupo de
criminosos psicopatas que sequestraram o marido e o filho de Dorothy. Aos
poucos, Jeffrey passa a se envolver de uma maneira cada vez mais perigosa com a
depravada existência desse par incomum.
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"Blue Velvet" (1986) de David Lynch - De Laurentiis Entertainment Group (DEG) [us] |
Uma História Real (The Straight Story, França | Reino Unido
| Estados Unidos, 1999)
Direção: David Lynch
Quando se encontra perturbado pela notícia da doença que
está prestes a tirar a vida do irmão Lyle (Harry Dean Stanton), Alvin Straight
(Richard Farnsworth) decide largar a tranquilidade de sua vida na pequena
cidade de Laurens, em Iowa rumo a Mr. Zion, no Wisconsin para visitá-lo.
Centenas de milhas separam os dois irmãos que já não conversam há muito tempo,
mas, disposto a colocar as diferenças de lado, Alvin se lança na estrada guiando
o único meio de transporte do qual dispõe: um velho trator aparador de grama.
Durante o percurso, Alvin encara obstáculos e enfrenta
todos os tipos de adversidades para concretizar o seu grande desejo. Além disso,
ele encontra diversos personagens que farão de sua viagem uma verdadeira
jornada sentimental que mistura sabedoria e autoconhecimento. A determinação e
coragem de Alvin Straight para vencer o orgulho ferido em busca de uma possível
reconciliação com Lyle nos desarma pela simplicidade, evidenciando todo
esplendor da natureza humana que ainda conserva na sua mais profunda intimidade
o divino poder do perdão.
Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., França | Estados Unidos,
2001)
Direção: David Lynch
Um quebra-cabeças aparentemente ilógico que envolve
diversos personagens se configura a partir de um acidente automobilístico em
uma das curvas da estrada Mulholland Drive, em Los Angeles. Rita (Laura
Harring) escapa ilesa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando
para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann
Miller). Rita passa a morar em um apartamento neste mesmo prédio junto com
Betty (Naomi Watts), uma aspirante atriz recém-chegada à Hollywood que agora
faz de tudo para ajudar a nova amiga a redescobrir sua identidade.
Em outra parte da cidade e após ser espancado pelo amante
da esposa, o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux) é roubado pelos infaustos
irmãos Luigi e Vicenzo Castigliane (Angelo Badalamenti e Dan Hedaya). Ao se
encontrarem e se complementarem nessa complexa trama que evidencia um jogo
brutal pela busca pistas e respostas em uma Los Angeles dividida entre o sonho
e a realidade, observamos Lynch trabalhar com sutileza a personalidade de suas
personagens e questionar os limites da contraditória identidade dos seres humanos.
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"Mulholland Dr." (2001) de David Lynch The Picture Factory | Les Films Alain Sarde [fr] | Asymmetrical Productions [us] | Babbo Inc. | Canal+ [fr] |
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